Dedetização de Formigas

As formigas estão presentes em todos os continentes, menos nos polos. No total, contamos com um número de 18 mil espécies, sendo 10 mil já catalogadas. Só aqui no Brasil temos aproximadamente 2 mil espécies desse inseto.

Você já deve ter percebido que cada tipo de formiga tem sua preferência por locais, comidas, algumas têm hábitos noturnos, outras diurnos etc.

Tipos mais comuns de formigas:

  • Formigas carpinteiras: Esse gênero de formiga está dividido em 200 espécies e podem ser encontradas em vários tamanhos e sua cor varia do amarelo ao preto. Constroem seus ninhos fora ou dentro das madeiras de portas, janelas, árvores, batentes e paredes. Algumas espécies possuem hábitos noturnos.
  • Formiga saúva: Essa formiga tem origem no continente americano, possuem três pares de espinhos e a cabeça grande. Fazem seus ninhos podem ser feitos tanto em locais ensolarados quanto sombreados e você percebe o tipo da formiga pelo montinho de terra que fica em volta. Dentre os tipos mais comuns de formigas a saúva é uma que preocupa muito quem gosta ou trabalha com plantas, pois as mesmas se alimentam basicamente de seiva e costumam cultivar fungos, por isso acabam infestando as plantas com os mesmos quando vão se alimentar.
  • Formiga do fogo ou pixixica: Suas operárias são de cor marrom claro e têm tamanho pequeno. Constroem seus ninhos dentro e sobre o solo ou até sob as cascas das árvores. Possui picada extremamente dolorosa que pode causar alergia por conta do seu veneno. Alimentam-se de óleos e carnes e costumam infestar berços, camas e roupas. Esse tipo de formiga pode ser facilmente combatido com a aplicação de inseticidas aplicados diretamente em seus ninhos.
  • Formiga faraó: Também conhecida como formiga de açúcar, possui antenas com 12 segmentos e dois nós na cintura. Suas cores podem variar do amarelo até o marrom claro. Constroem seus ninhos apenas em ambientes domésticos e em pequenas cavidades. Alimentam-se principalmente de alimentos doces e ricos em gorduras. Dentre os tipos mais comuns de formigas essa é a mais perigosa para a saúde pública, pois são vetores de bactérias que promovem infecções. São extremamente perigosas em hospitais, principalmente em berçários. Costumam infestar a maioria dos aparelhos eletrônicos e é um dos tipos mais comuns de formigas mais difíceis de ser combatidas tendo em vista que conseguem dominar as outras espécies e suas colônias crescem com muita rapidez.
  • Formiga lava-pés: Formiga de pequeno porte e, geralmente possui cor avermelhada. Sua ferroada é muito dolorosa e seus formigueiros costumam ser enormes com terra ao redor.

Esses são os tipos mais comuns de formigas aqui no Brasil. É sempre bom prestar atenção se perceber a presença de formigas, pois elas podem dar muita dor de cabeça se causarem infestação. Uma maneira de se prevenir contra algumas delas é mantendo os ambientes sempre limpos e sem resquícios de alimentos. Uma boa dedetização também garante que elas fiquem longe. Para controle dessas e outras pragas, chame a www.dedetizacaofortaleza.com.br

DÚVIDAS SOBRE DEDETIZAÇÃO EM SUA RESIDÊNCIA OU EMPRESA? FALE CONOSCO

Fale Conosco