dedetizacao-fortaleza-cupim

Como acabar com o cupim

Você sabia que os cupins existem na Terra há mais tempo do que o homem? Há evidências de sua existência 55 milhões de anos atrás!

Esses insetos sempre cumpriram um papel importante na natureza. Na decomposição da matéria orgânica, contribuindo com a fertilidade do solo, já que ajudam na incorporação de nutrientes de árvores mortas ou quase mortas.

Mas, desde que o homem começou a devastar as matas, os cupins que se alimentam de celulose foram buscar sua fonte de nutrição dentro das casas das pessoas.

Eles simplesmente não diferenciam a madeira das árvores da madeira de objetos ou até da celulose presente no papel de livros e documentos.

Há outras espécies de cupins, que se alimentam de raízes ou fungos, por exemplo. Esses não causam prejuízos ao homem.

Aliás, apenas 10% das espécies são prejudiciais. Esses se dividem basicamente entre cupins de madeira seca e cupins de subterrâneo.

Tipos de Cupim

São formados por dois grandes grupos, que mais frequentemente atingem as residências: o cupim subterrâneo ou de solo (coptotermes gestroi), e o cupim de madeira seca (cryptotermes brevis).

Cupins de madeira seca

Vivem dentro da madeira e não recebem umidade, comuns em móveis e quadros. Eles não gostam de claridade, por isso não costumam sair de dentro da madeira, tornando sua identificação mais difícil. São capazes de destruir um móvel inteiro por dentro antes que seja perceptível.

Em termos econômicos, são a segunda pior praga entre os cupins existentes no Brasil. O sinal mais frequente de infestação é a presença de fezes (aproximadamente 0.5mm, com cor da madeira que o cupim estiver ingerindo).

Cupins subterrâneos ou de solo

A partir de ninhos no solo, essa espécie de cupim ataca espaços estruturais, como paredes, lajes, telhados.

Os cupins subterrâneos gostam de umidade e saem em busca de alimento. Mas, como se reproduzem muito rapidamente, é possível que façam um grande estrago antes que sejam detectados. Eles podem ser os responsáveis pelo desmoronamento de uma casa.

Quando for comprar um imóvel, sempre é recomendável que contrate uma empresa para inspecionar a estrutura, pois os cupins subterrâneos ou de solo são extremamente vorazes na estrutura das residências. Raramente produzem furos na superfície das madeiras, construindo porém, galerias no seu interior. Geralmente deixam um rastro pontilhado castanho claro a amarelado.

Como evitar os cupins

A melhor maneira ainda é a prevenção. Confira as dicas que a Dedetização Fortaleza separou para você:

  • Inspecione periodicamente móveis e objetos de madeira em busca de sinais de cupins;
  • Coloque tela de proteção nas janelas para evitar a entradas dos cupins alados (aleluias ou siriris);
  • Feche qualquer fresta ou rachadura da estrutura da casa;
  • Conserte os vazamentos;
  • Não deixe perto da casa árvores cortadas ou mal podadas.

Venenos caseiros para acabar com os cupins

Há algumas soluções caseiras para acabar com cupins. Você pode, por exemplo, diluir vinagre em água na proporção de um para um. Esse produto mata cupins e previne a chegada de nova colônia. Mas tem que fazer aplicações repetidas!

Você também pode tentar diluir 10 gotas de óleo de cravo em 100 ml de água. Outra opção é utilizar um spray de óleo de laranja. Ele não faz mal ao meio ambiente, às pessoas ou aos pets. E são biodegradáveis.

Mas lembre-se: essas dicas só funcionam se a infestação estiver no início. E você deverá ser persistente.

Em casos mais difíceis, chame uma empresa especializada em descupinização, que conta com profissionais e produtos capazes de lidar com essa situação.

A Dedetização Fortaleza trabalha com controle de pragas urbanas. Os serviços incluem dedetização, desratização e descupinização. A Dedetização Fortaleza respeita todas as normas técnicas de segurança, que evitam riscos ao meio ambiente e à saúde.

DÚVIDAS SOBRE DEDETIZAÇÃO EM SUA RESIDÊNCIA OU EMPRESA? FALE CONOSCO

Fale Conosco