Dedetização de Escorpiões

Escorpiões – Controle

O ministério da Saúde Contabilizou um número no mínimo alarmante de casos de picada de escorpião no Brasil. Estamos falando de aproximadamente 400 mil casos a cada ano em todo o país entre os anos de 2000 e 2010. Esse post vai tirar algumas dúvidas sobre esse problema e também mostrará como se dá a dedetização contra escorpião.

A região Nordeste é a campeã em casos de picadas de escorpião e os registros chegam a um número próximo de 180 mil casos por ano. A região Sudeste vem em segundo lugar com aproximadamente 150 mil casos a cada ano.

A situação é quase desesperadora, tendo em vista que os casos de morte por conta da picada de escorpião têm subido de forma descontrolada. O grande problema é que em estações mais quentes, principalmente no verão a incidência de casos aumenta mais ainda.

Porque os escorpiões aparecem?

Os escorpiões aparecem por conta da falta de saneamento. Ruas sujas com excesso de lixo acumulado. Dentro de casa eles podem surgir pelos ralos, vasos sanitários, tomadas que não são utilizadas e qualquer buraquinho que tenha.

Quintas e espaços com lixo entulhado também atraem esses bichos, tanto pela situação do espaço, quanto pelo fato de lixo atrair outros bichos pequenos como, por exemplo, as baratas. Para quem não sabe, os escorpiões são carnívoros e se alimentam de animais menores como as baratas.

Se você atrair outros bichos para sua casa, com certeza os escorpiões vão aparecer também. A dica é manter sempre a casa limpa, quintais sem entulhos e jardins aparados e bem cuidados.

Posso fazer dedetização contra escorpião?

Muitas empresas utilizam venenos que não são tão eficazes contra o bicho e quando isso acontece o perigo aumenta.

Quando a dedetização não é feita da forma adequada, faz com que os escorpiões saiam de suas casas e procurem outros espaços, por isso, muitas vezes após uma dedetização errada ocorrem casos de ataques dos mesmos. Deve-se manter o local sempre limpo para evitar baratas, que são alimento para os escorpiões.

Para saber mais sobre a dedetização contra escorpião acesse esse manual disponibilizado pelo Ministério da Saúde: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_controle_escorpioes.pdf

A dedetização deve ser mantida constantemente para exterminar outros bichos que possam servir de alimento para o escorpião. Além disso os cuidados devem ser redobrados em relação à limpeza do local, o uso de telas de proteção, entre outros.

Dicas para evitar escorpiões em casa

  • Utilize telas ou mantenha pias e todos os ralos da casa devidamente fechados
  • Proteja as frestas das portas com borrachas
  • Tampe as frestas em paredes, pisos, muros, janelas, tetos e portas
  • Evite o acúmulo de entulhos na casa
  • Dedetize a casa contra as baratas que são o principal alimento dos escorpiões
  • Mantenhas as caixas de gordura, o esgoto e as redes elétricas e telefônicas sempre vedadas e limpas
  • Não elimine as lagartixas, pois elas são predadoras dos escorpiões

Contrate a melhor empresa de dedetização em Fortaleza e fique livre de vez dos escorpiões!

DÚVIDAS SOBRE DEDETIZAÇÃO EM SUA RESIDÊNCIA OU EMPRESA? FALE CONOSCO

Fale Conosco