Uma infestação por ratos é uma dor de cabeça que pode ser difícil de resolver. Além de serem aterrorizantes, esses bichos podem ser transmissores de doenças. Veja nesse artigo como identificar a presença desses roedores em casa, como prevenir sua aparição e como se dá a dedetização contra ratos.
A dedetização contra ratos é bastante eficiente e pode sim, ser realizada em casos de infestação. Contudo, a melhor opção é prevenir o aparecimento dos ratos.
Como detectar o aparecimento dos ratos
Detectar a presença dos mesmos não é difícil, bastar prestar atenção em alguns detalhes:
- Fezes de rato: Esse é um dos maiores indicadores da presença de ratos em um ambiente. É através das fezes que os profissionais analisam qual o tipo de rato está no local
- Trilhas dos ratos: Essas trilhas possuem de 5 a 8 centímetro de largura e na maioria das vezes encontram-se localizadas próximo a muros, embaixo de tábuas ou de materiais entulhados, próximo à paredes e em áreas gramadas.
- Manchas de gordura: Os ratos deixam essas marcas de gorduras onde passam.
- Roeduras: Outra prova de que existem ratos em um ambiente é a presença de materiais roídos. Pode ser madeira, fiações, embalagens de alimentos etc. Essa é uma forma de gastar seus dentes que crescem constantemente.
Como evitar o aparecimento de ratos
- Antes que anoiteça limpe diariamente os locais utilizados para o preparo de alimentos e não deixe comida alguma exposta. O mais indicado é guardar os alimentos em potes de vidro ou na geladeira.
- Recolha o lixo de casa todos os dias, coloque em sacolas plásticas bem amarradas e deposite em baldes tampados.
- Tampe com argamassa buracos e vão entre as telhas.
- Mantenha sótãos, garagens, quartinhos e quintal sempre limpos e sem entulhos para não se tornarem esconderijos.
Doenças transmitidas pelos ratos
- Leptospirose: Doença do tipo infecciosa e febril, aguda e considerada grave. É na verdade uma zoonose, ou seja, doenças de animais, e só não ocorre em áreas polares.
- Peste bubônica: A doença pode se manifestar de três formas: pneumônica, bubônica e septicêmica. A mais comum é a bubônica e as três também são consideradas doenças graves.
Métodos de dedetização contra ratos
A primeira coisa que deve ser feita é uma avaliação para descobrir o que causou a infestação dos bichos, o tipo deles e qual o melhor método naquele ambiente.
Veja os tipos de dedetização contra ratos:
- Dedetização contra ratos com iscas parafinadas
- Dedetização contra ratos com iscas granuladas
- Dedetização contra ratos com pó de contato
Armadilhas
As formulações para ratos podem ser usadas de duas formas: Dose acumulativa e dose única e os raticidas devem ter registro na ANVISA.
Não utilize venenos para eliminar ratos sem orientação profissional, pois isso, além de não eliminar os bichos pode torna-loas mais resistentes à substância. Os ratos são animais muito inteligentes e precisam ser exterminados mediante estratégia prévia.
Se perceber a presença de ratos em sua casa, ou estabelecimento, entre em contato com uma dedetizadora. Ela definirá o melhor tipo de dedetização contra ratos para o seu caso.